top of page

TURISMO & HISTÓRIA

Notas para um jornalismo literário e histórico

Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorThomas Bruno Oliveira

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova

Atualizado: 12 de abr. de 2020

No alto do Planalto da Borborema, entre insondáveis matas brejeiras, há uma “esmeralda verdejante dos bultrins”, como diria o Luciano Oliveira, terra importante onde a história se fez a partir de grupos indígenas e sua vocação econômica acompanhou os ciclos que se destacaram na região ao longo dos tempos. Rota de tropeiros, comarca, palco da Revolta de Quebra-Quilos, sede de uma das casas de caridade de Padre Ibiapina, tudo isso faz de Alagoa Nova uma destacada cidade. Na malha urbana, contornada pelos sítios “que andam comigo” (como se refere o amigo Gonzaga Rodrigues) a arquitetura conta uma história singular, da matriz à casa de caridade, do mercado à Lagoa que deu nome a cidade, em tudo vemos sua história.


Prof. Thomas, Jadson e Júnior com a turma de alunos da Especialização em História Local

Tive a oportunidade de revisitar Alagoa Nova no último 25 de outubro, a terra de meus ancestrais maternos. O motivo foi prestigiar um momento muito especial, a fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova. Como atualmente ministro a disciplina ‘Fontes para a pesquisa em História Local’ na primeira turma de especialização em História Local da UEPB (esforços do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local – NUPEHL, coordenado pela Profa. Luíra Freire Monteiro), nada melhor que a aula pudesse ser de campo. Assim, montamos um roteiro para visitação na cidade, passeio que antecedeu o evento de fundação do sodalício.


Turma defronte ao Mercado Público

Com a turma de vinte alunos, deixamos Campina Grande ao cair da tarde, tomando o rumo da BR 104, de onde contemplamos a subida até Lagoa Seca e toda a paisagística serrana, ipês rosas e amarelos rompiam a monotonia verde, encantando nossos olhos. Já em Alagoa Nova, fomos recebidos na florida Praça Sant’Anna pelos amigos professores Jadson e Júnior, ambos historiadores que conhecem muito a história da cidade e nos ciceronearam com uma belíssima aula de história, memória e cultura local. Ainda na praça, no bate papo, como um amante das coisas da cidade, chegou até nós o simpático Luciano Oliveira falando da ‘esmeralda verdejante dos bultrins’. Se apresentou e contou-nos um pouco do que sabia da história do lugar, aspectos pitorescos e outras histórias. Luciano já foi prefeito e é interessado em qualquer coisa que seja para melhorar sua terra, é um dos entusiastas do Instituto Histórico.


Formação da mesa e execução dos hinos Nacional e de Alagoa Nova

Nas ruas principais, visualizamos as influências arquitetônicas, fomos ao Mercado Público e também a Matriz de Nossa Senhora Santana. O sol já se escondia no horizonte quando descemos no oitão da igreja e a brisa fria e úmida denunciava que estávamos chegando nas proximidades do Parque da Lagoa Manoel Pereira, a belíssima lagoa que emprestou seu nome a cidade, ‘alagoa’ circular e bela, repleta de palmeiras imperiais, romântico cartão postal da cidade, assim como o é o Açude Velho para Campina Grande. Em sua borda, está a escola municipal Professora Violeta Costa de Souza, para onde fomos.


Na escola nos recebeu o Prof. Luiz Carlos, figura extremamente gentil, séria e que está à frente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova. A banda marcial da escola tocou o hino nacional e o hino municipal, em seguida vimos discursos emocionados e de louvação à cidade; tive a oportunidade de falar da importância que é uma casa de memória municipal para a cultura e autoestima da população e o evento, muito bem prestigiado, teve ponto alto com a posse das primeiras dezessete cadeiras, sendo a primeira a do idealizador, o amigo Professor Luiz Carlos. Fiquei feliz em ver o reconhecimento ao esforço e ao trabalho de Luiz e do grupo de apoiadores e estou certo que o IHGAN será uma das casas de memória mais atuantes da Paraíba.


De parabéns Luiz Carlos, Júnior, Jadson, Aroaldo Maia, Luciano, Gonzaga Rodrigues e todos os alagoa-novenses que agora tem uma casa de memória que com certeza dará a dinâmica cultural do município. Vida longa ao IHGAN.



319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Oh Bahia

Início: Galeria de foto
Início: Blog Feed
DSC_4252.JPG

ENTRE EM CONTATO

  • twitter
  • instagram
  • facebook

Obrigado pelo envio!

Início: Contact
DSCF2988.JPG

DANDO INÍCIO

O começo

Durante anos temos viajado por diversos lugares para o desempenho de pesquisas e também para o deleite do turismo de aventura. Como um observador do cotidiano, das potencialidades dos lugares e das pessoas, tenho escrito muitas dessas experiências de centros urbanos como também de suas serras, montanhas e rios. Isso ocasionou a inspiração de algumas pessoas na ajuda em dicas de viagem.
Em 2005, iniciamos uma série de crônicas e artigos no Jornal Diário da Borborema, em Campina Grande-PB e após anos, assino coluna nos jornais A União e no Contraponto. Com o compartilhamento das crônicas, amigos me encorajaram e finalmente decidi entrar nas redes.
Aqui estão minhas opiniões, paixões, meus pensamentos e questionamentos sobre os lugares e cotidiano. Fundei o Turismo & História com a missão de ser uma janela onde seja possível tocar as pessoas e mostrar um mundo que quase não se vê, num jornalismo literário que fuja do habitual. Aceita o desafio? Vamos lá!

Vamos conectar
Início: Sobre
bottom of page